Todos nós temos objetivos financeiros. Os caminhos que percorremos para os alcançar variam de pessoa para pessoa e podem conduzir a uma vida profissional gratificante. A maioria de nós acredita que a economia é a melhor opção para atingir nossos objetivos. No entanto, é improvável que a poupança por si só acompanhe a inflação e os impostos e significará uma vida útil muito mais longa para atingir qualquer objetivo. Portanto, a economia pode não levar à liberdade financeira.

Investindo seu caminho para a independência


Investir é a única forma de alcançar a liberdade financeira. É um processo de assumir riscos medidos com o potencial de aumentar a riqueza a uma taxa mais alta no longo prazo por meio de criptomoedas, fundos mútuos, etc. Os princípios de investimento são baseados no horizonte de tempo, alocação de ativos e orientação para metas financeiras que não devem mudar independentemente dos ciclos de mercado. Leva muitos anos para criar uma riqueza significativa.

Seria prudente traçar sua própria estratégia de investimento que definisse sua filosofia, estrutura e processo de gestão de portfólio. Você deve escolher seus investimentos com sabedoria, de acordo com sua tolerância ao risco; e, se possível, construa seu portfólio com a orientação de um consultor financeiro experiente ou produtos confiáveis como o Pacote Ripple. Atenha-se à alocação de seu portfólio por um longo período (pelo menos cinco anos) com revisão periódica.

Os investidores muitas vezes têm mostrado uma tendência de retirar dinheiro de classes de ativos orientadas ao risco (por exemplo, criptomoedas) e transformá-lo em classes de ativos seguras durante uma desaceleração. Esse comportamento faz com que os investidores não participem de nenhum benefício quando a situação melhorar.


Criptomoedas … ativos do futuro

Alguns analistas econômicos prevêem que uma grande mudança nas criptomoedas ocorrerá quando o dinheiro institucional entrar no mercado.

Além do mais, existe a possibilidade de que a criptografia seja listada no Nasdaq, aumentando ainda mais a credibilidade do blockchain e seus usos como alternativa às moedas convencionais. Alguns prevêem que todas as necessidades de criptomoeda são um fundo negociado em bolsa (ETF) verificado. Um ETF definitivamente tornaria mais fácil para as pessoas investirem em Bitcoin, mas ainda precisa haver uma demanda para investir em criptografia que pode não ser gerada automaticamente por meio o fundo.

Algumas das limitações que as criptomoedas enfrentam atualmente – como o fato de que a fortuna digital de alguém pode ser destruída por uma falha no computador ou que um cofre virtual pode ser saqueado por um hacker – podem ser superadas com o tempo graças aos avanços da tecnologia. O que será mais difícil de superar é o paradoxo fundamental que assola as criptomoedas – quanto mais populares se tornam, mais regulamentação e controle governamental podem atrair, o que mina a premissa fundamental de sua existência.

Embora o número de comerciantes que aceitam criptomoedas esteja crescendo, eles ainda são minoria. Para que as criptomoedas se tornem mais amplamente utilizadas, elas devem primeiro ganhar ampla aceitação entre os consumidores. Mas sua complexidade relativa em comparação com as moedas convencionais provavelmente desencorajará a maioria das pessoas, exceto os tecnólogos.

Uma criptomoeda que aspira a se tornar parte do sistema financeiro convencional pode ter que atender a critérios muito diferentes. Teria que ser matematicamente complexo (para evitar fraudes e ataques de hackers), mas fácil para os consumidores entenderem; descentralizado, mas com salvaguardas adequadas e proteção ao consumidor; e manter o anonimato do usuário sem ser um canal para evasão fiscal. Essas são demandas altas, mas o número crescente de criptomoedas significa que, eventualmente, uma conseguirá atirar no lugar certo do mercado.

Conheça as regras do jogo

É aconselhável manter pelo menos o equivalente a seis meses de dinheiro diário como fundo de emergência e investir esse dinheiro em instrumentos de alta liquidez. Não seria sensato manter uma grande parte de seus investimentos em instrumentos com baixa liquidez.

Não é aconselhável contrair novos empréstimos, a menos que seja absolutamente necessário. Qualquer reembolso de empréstimo pendente pode afetar adversamente a qualidade de crédito futura. Ao contrário, todo investidor deve tentar quitar suas dívidas, começando com empréstimos a juros mais altos, como dívidas de cartão de crédito, para reduzir o carga financeira.

Quer sejam confrontados com extremo otimismo ou pessimismo, os mercados eventualmente retornam a níveis de avaliação de longo prazo mais razoáveis. De acordo com essa teoria, os retornos e os preços retornarão ao ponto de onde vieram – o tempo geralmente traz o mercado de volta. Portanto, quando se trata de investidores de varejo, a lição é clara: tenha um plano e cumpra-o. Vale a pena considerar a importância de tudo o que acontece no mercado e usar seu bom senso.

Mesmo entre os investidores mais bem-sucedidos, há uma tendência a acreditar que, quando as coisas vão a seu favor, os lucros são ilimitados. Isso simplesmente não é verdade e nada dura para sempre – especialmente no mundo financeiro. Por mais favorável que esteja o mercado agora, não vale a pena contar que será sempre assim.

Educação é a chave para o sucesso

O investimento mais importante que você pode fazer é investir em si mesmo e talvez uma das melhores maneiras de fazer isso seja aprender sobre finanças pessoais. Uma boa gestão financeira o coloca em uma posição melhor quando surgem despesas inesperadas ou quando você perde o emprego repentinamente. Também torna mais fácil lidar com dívidas e investir dinheiro para a aposentadoria.

Por outro lado, a má gestão do dinheiro pode custar caro. Por exemplo, uma pontuação de crédito baixa significa taxas de juros mais altas em cartões de crédito, empréstimos para automóveis, hipotecas e muito mais. Quanto mais alta a taxa de juros, mais você paga pelo que compra em comparação com alguém com uma boa pontuação de crédito.

Assim como todo mundo precisa de check-ups regulares com seu médico de família, você deve, eventualmente, verificar suas finanças. Também é importante que seus objetivos de investimento sejam alcançáveis. Se você não tem uma ideia para eles, pode começar com pequenas metas para tornar o investimento um hábito. Quanto mais jovem você for, maiores serão os benefícios dos juros compostos.

Aprendendo para o futuro

Qualquer um pode aprender a ser um investidor inteligente, especialmente se estiver equipado com as ferramentas e recursos certos.
Se alguém vai aprender as dicas e estratégias necessárias para fazer investimentos inteligentes, primeiro deixe-o pensar em como gostaria de aprender. Eles preferem uma abordagem prática da teoria ou retêm melhor as informações com um professor pessoalmente orientando-os ao longo das etapas?

Em seguida, pesquise as melhores opções que se ajustam ao seu cronograma, orçamento e estilo de aprendizagem. Isso pode significar fazer um curso de investimento em uma universidade local ou inscrever-se em um curso online. Você pode usar um simulador de investimento online ou navegar nas bibliotecas educacionais oferecidas por muitos portais do setor.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode começar a investir, independentemente do orçamento. Você só precisa saber quais tipos de investimentos estão disponíveis para você com base nos fundos envolvidos. Alguns cursos, como o Pacote Educacional Ripple, cobrem os conceitos básicos de investimento, incluindo tecnologia, estratégia e análise. Outros se aprofundam um pouco mais em ações e commodities, ou mesmo em investimentos internacionais. Claro, você deve escolher o curso que melhor se adapta aos seus interesses e aos seus conhecimentos. Se você está começando a investir, existe o Pacote Ripple, que tem como objetivo ensinar o básico sobre o mercado, como ele funciona e o que os diferentes tipos de investimentos podem fazer por um investidor e seu portfólio.

Leave a comment