Ripple é uma das criptomoedas mais conhecidas, por exemplo, de produtos como o Pacote Ripple. Possui uma história interessante e multifacetada, bem como um grande potencial de crescimento no futuro próximo.

A história de Ripple – como a primeira criptomoeda foi criada


Inicialmente, o Ripple estava muito longe de qualquer tecnologia de criptografia. Sua marca original era Ripplepay. Foi fundada por Ryan Fugger em 2004 em Vancouver, Canadá, muito antes de Satoshi Nakamoto lançar sua primeira versão do blockchain Bitcoin. A Ripplepay não usava nenhuma tecnologia de blockchain, mas tinha o mesmo objetivo – fornecer a seus usuários as ferramentas para permitir transações de dinheiro seguras em todo o mundo. Até Satoshi Nakamoto conhecia este sistema de pagamento, dando a observação: “Ripple é interessante porque é o único outro sistema que faz algo com confiança além de concentrá-lo em um servidor central.” Funcionou dessa forma por muitos anos, mas em 2012 Fugger o vendeu para Jed McCaleb, Arthur Britto e David Schwartz, que queriam usá-lo em sua futura rede de moeda digital. A nova empresa foi chamada de OpenCoin.

A OpenCoin desenvolveu uma nova tecnologia usando o código-fonte Ripplepay e criou uma rede de pagamento baseada em livro-razão para instituições financeiras. No mesmo ano, McCaleb, ex-fundador da Mt.Gox, deixou a empresa, fundando a Stellar e bifurcando a Ripple na nova rede Stellar Lumens. Como co-fundador da Ripple, ele tinha uma grande quantidade de XRP, as moedas nativas da rede. McCaleb já vendeu 1 bilhão de XRP e ainda tem mais de 8 bilhões.

Em 2013, a empresa OpenCoin foi renomeada como Ripple Labs, Inc, e criou o código-fonte aberto para a Ripple Network. Em 2015, o nome da empresa foi alterado novamente, abreviando o nome para “Ripple”. Desde 2016, o Ripple foi licenciado pelo BitLicense do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York para realizar operações de criptomoeda.

Ao longo dos anos, a Ripple desenvolveu suas soluções para o setor bancário, incluindo xRapid e xVia, ambos projetados para enviar pagamentos entre bancos ao redor do mundo. O primeiro requer XRP para liquidação; o último não precisa de meio de valor. Ambos são baseados no xCurrent, o principal produto de código aberto da Ripple.

Tecnologia moderna



O XRP Ledger (XRPL) não usa um algoritmo de prova de trabalho (PoW) ou prova de aposta (PoS) como o blockchain Ethereum 2.0. Em vez disso, o XRP Ledger depende de uma configuração chamada XRP Ledger Consensus Protocol para verificar os saldos das contas e realizar transações. Em comparação com outros tipos de consenso de blockchain, o protocolo de consenso XRP Ledger tem um desempenho visivelmente melhor.
O livro razão XRP é mantido por participantes independentes. Para que qualquer transação seja bem-sucedida, deve haver um acordo (consenso) entre validadores independentes. Atuar como validador é uma opção disponível para qualquer entidade. Enquanto os blocos de blocos PoW criam blocos – segmentos segmentados de toda a cadeia, cada um contendo informações específicas – o XRPL cria “registros”.

Cada livro-razão contém informações como dados vinculando-o ao livro-razão anterior na cadeia, totais da conta, etc. As transações e mudanças na rede devem alcançar a aprovação de um certo número de validadores. Leva de três a cinco segundos para validar cada bloco (razão) em um razão XRP. Isso é, portanto, muito mais rápido do que o tempo de bloco de 10 minutos do Bitcoin.

RCL é frequentemente confundido com XRP (também conhecido como ativo digital Ripple). XRP é o token RCL nativo usado para facilitar a transferência de dinheiro entre moedas diferentes na rede.
Inicialmente, foram criadas 100 bilhões de unidades XRP, um número oficial que não aumentará ou diminuirá de acordo com o protocolo. O XRP foi criado antes da fundação da Ripple Labs. Os criadores do XRP doaram 80% de todo o XRP para a empresa, ficando com 20 bilhões de unidades para eles. Esse aspecto do XRP é um dos motivos pelos quais bancos e empresas mudaram para a moeda digital; não pode ser extraído porque é controlado centralmente.

Uma das principais funções do XRP é como moeda de transição. Os sistemas de compensação tradicionais usam o dólar americano como moeda comum ao converter dinheiro. O XRP foi projetado para substituir o dólar americano como a moeda de liquidação preferencial das instituições financeiras. Ao converter primeiro o valor da moeda fiduciária para XRP digital em vez de USD, as taxas de câmbio e as margens podem ser eliminadas e o tempo de processamento reduzido.

XRP e Ripple têm algum grau de interdependência. No nível mais básico, a avaliação de Ripple está intimamente ligada ao preço de mercado de XRP porque Ripple possui muitos tokens. No ano passado, a Ripple decidiu colocar 55 bilhões de seus tokens XRP em uma conta de garantia de boa fé para outros participantes da rede que um dia eles não simplesmente descartariam todos os seus tokens XRP, reduzindo o preço. A Ripple planeja vender esses tokens XRP em depósito para novos participantes da rede. Quanto mais alto o preço do XRP, mais dinheiro Ripple pode levantar com a venda deles.

Cada transação feita no RCL destrói uma pequena fração do XRP (a taxa média é de 0,0001 XRP). Esse custo de transação tem como objetivo evitar spam ou ataques de negação de serviço na rede. A taxa não é paga a nenhuma parte; XRP é destruído permanentemente. Como há um número finito de tokens XRP, eliminar um pouco de XRP com cada transação torna o XRP menos disponível. A longo prazo, os titulares de XRP se beneficiarão porque essa escassez aumentará o valor de seus tokens.

A taxa de transação no RCL pode ser ajustada e pode ser alterada por meio de emendas. É importante ressaltar que à medida que o valor de XRP aumenta, a quantidade incremental de XRP destruída com cada transação torna-se menor. Embora seja impossível prever exatamente quando o XRP deixará de existir, é seguro dizer que isso não acontecerá tão cedo. As estimativas variam de décadas a várias centenas de anos – o que é bastante longo. O fato de a Ripple ter introduzido flexibilidade na tabela de taxas XRP sugere que eles procurarão reduzir essa taxa à medida que os volumes de transação aumentam para preservar a longevidade do protocolo.

Ascensão e queda


O Ripple, que em grande parte permaneceu à margem do recente aumento nos preços das criptomoedas, ganhou vida recentemente, com um aumento de preço de até 84%, para US $ 0,51. A criptomoeda funciona como rede de pagamento e seu preço aumentou cerca de 7.500 por cento este ano. Sua capitalização de mercado aumentou para US $ 17 bilhões, ante US $ 237 milhões no início deste ano.

O salto de preço da Ripple segue a notícia de que o Japão e a Coréia do Sul começarão a testar a tecnologia para reduzir o prazo e os custos associados às transferências internacionais de fundos entre os dois países. Os testes serão conduzidos por um consórcio de bancos dos dois países e vão até 31 de janeiro. A expectativa é de que resultem em uma economia de cerca de 60% em relação aos métodos convencionais.

A rede de pagamentos Ripple tem mais de 100 clientes testando seu serviço. Em entrevista ao Financial Times no início deste mês, Daniel Aranda, diretor-gerente da empresa para a Europa, disse que 75 desses clientes já haviam passado pelos testes para a produção. O aumento no preço da criptomoeda aumenta seus efeitos de rede. Também poderia ajudar a empresa a aumentar suas reservas em dólares para o crescimento futuro dos negócios. Ripple se junta a uma série de outras criptomoedas que tiveram ganhos sólidos nos últimos dias e empurraram a capitalização de mercado geral das criptomoedas para mais de US $ 500 bilhões. Este é o segundo grande salto em seu preço. A criptomoeda experimentou um salto semelhante em maio, quando seu preço triplicou de US $ 0,13 para US $ 0,39 em menos de 10 dias. Esse choque de preços ocorreu enquanto as avaliações das criptomoedas aumentavam em todo o mundo.

Portanto, parece que, apesar das dificuldades, Ripple tem um futuro promissor pela frente. Vale a pena acompanhar o desenvolvimento dessa moeda e do sistema que a rodeia.

Leave a comment